Chegados ao país na quarta-feira 11 de Outubro, o Subsecretário de Estado norte-americano Brian A. Nichols reuniu-se com representantes do Acordo de Montana. A reunião teve lugar na presença do presidente eleito do acordo, o economista Fritz Alphonse Jean, a ex-ministra Magalie Comeau Denis e Jacques Ted ST Dic, membro do gabinete de acompanhamento do acordo de 30 de Agosto (BSA).
O diplomata americano disse que o seu encontro com representantes de Montana se centrou em torno “da necessidade urgente de abordar a epidemia de cólera e o bloqueio de combustível que está a dificultar a resposta humanitária”.
Numa mensagem publicada na sua conta do Twitter, Brian Nichols salientou que “os interessados devem desenvolver urgentemente um consenso sobre um acordo que conduza a uma maior segurança, eleições e prosperidade para todos os haitianos.
Pela sua parte, o presidente eleito do acordo de Montana, o economista Fritz Alphonse Jean, concordou, observando que as discussões se centraram na necessidade de um consenso nacional para a formação de um governo de transição que pudesse conduzir a eleições credíveis.
Fritz Alphonse Jean também relatou que o Secretário de Estado Adjunto Brian Nichols e o Encarregado de Negócios Stromayer expressaram “a preocupação dos Estados Unidos sobre a evolução dos casos de cólera no Haiti que correm o risco de conduzir a uma crise humanitária”.
A delegação dos EUA também se encontrará com o Primeiro-Ministro de facto Ariel Henry, membros do sector privado e representantes de organizações da sociedade civil, de acordo com uma nota publicada na quarta-feira de manhã pelo Departamento de Estado dos EUA.
Para a sua visita oficial ao Haiti, o diplomata americano é acompanhado pelo tenente-general Andrew Croft, vice-comandante militar do SOUTHCOM, o ramo do exército americano que controla a área geográfica onde o Haiti está localizado.
Outros funcionários da Casa Branca fazem parte da delegação.
Antes da reunião da delegação dos EUA com as partes interessadas haitianas, a administração dos EUA anunciou novas restrições de vistos para os envolvidos no funcionamento de bandos de rua haitianos e outras organizações criminosas. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado norte-americano Antony Blinken na sua conta do Twitter.
You must be logged in to post a comment.