fbpx

Estados Unidos anunciam 11.500 vistos adicionais para trabalhadores não-agrícolas do Haiti e “América do Norte

CTN News

O governo dos Estados Unidos está a anunciar 11.500 vistos adicionais para “trabalhadores sazonais não agrícolas H-2B a cidadãos da América Central do Norte e do Haiti”.

A decisão foi tomada na sequência da Cimeira das Américas realizada em Los Angeles na semana passada. Uma medida destinada a “fazer face à escassez de mão-de-obra em sectores-chave da economia dos EUA e limitar a migração irregular”, de acordo com uma declaração do Departamento de Estado enviada ao ZoomHaitiNews na segunda-feira. “Estes vistos serão concedidos aos nacionais dos países do Norte da América Central e do Haiti para este ano fiscal”, lê a declaração do Departamento de Estado acrescentando que “esta medida é acompanhada de novas disposições para o controlo dos empregadores”.

Foram também tomadas outras medidas durante esta actividade que reuniram as mais altas autoridades do continente. De acordo com uma resolução adoptada pelos participantes, “o México alargará o programa existente de cartão de trabalhador fronteiriço a mais 10.000 a 20.000 beneficiários”. Um programa destinado a facilitar “uma maior mobilidade laboral para satisfazer as necessidades dos empregadores no México”. Outros países, incluindo as Honduras e El Salvador, serão incluídos no programa, diz o Departamento de Estado dos Estados Unidos.