fbpx

Envio de tropas estrangeiras para o Haiti: Conselho de Segurança da ONU para reunir em 21 de Dezembro de 2022

Emmanuel Paul
Emmanuel Paul - Journalist/ Storyteller

O Conselho de Segurança da ONU reunir-se-á no dia 21 de Dezembro no Haiti. As discussões centrar-se-ão na situação geral do país, na necessidade de destacar uma missão de paz no Haiti e nos contornos e missão da força internacional.

A informação foi revelada pelo representante do Canadá nas Nações Unidas, Bob Rae, numa entrevista exclusiva com Emmanuel Paul da CaribbeanTelevisionNetwork e ZoomhaitiNews.

De acordo com o diplomata canadiano, a resolução sobre o envio de tropas estrangeiras para o Haiti não deve ser adoptada antes do final do ano. “Ficaria surpreendido se a resolução estivesse pronta antes do final do ano”, disse o funcionário canadiano, acrescentando que “chegará o momento em que haverá uma resolução. Disse que tinha falado com o secretário-geral da ONU sobre este assunto.

Na reunião de 21 de Dezembro, “não haverá debate sobre a resolução porque ainda não existe uma resolução. Talvez isto mude. Mas ainda não há uma resolução escrita. ”

Para o diplomata canadiano, a resolução sobre o destacamento de uma missão de segurança no Haiti “não deve reflectir uma inspiração, mas a realidade do que as partes estão prontas a fazer”. Mas ainda não chegámos lá”, continuou ele.

Antes de haver uma resolução no Conselho de Segurança, as partes envolvidas na crise no Haiti devem dar uma resposta clara “para que possamos realmente fazer algo positivo”, disse o veterano diplomata canadiano, que alertou contra qualquer ideia de que o problema de segurança no Haiti será resolvido com o destacamento de uma força estrangeira. “A comunidade internacional pode [apenas] contribuir para a resolução do problema, mas não pode resolvê-lo”, advertiu o diplomata, acrescentando: “Não podemos fazer o que o povo do Haiti deve fazer”.

Quando questionado sobre relatórios de que o México e o Ruanda tinham concordado em liderar a missão de paz no Haiti, o embaixador do Canadá na ONU não confirmaria nem negaria. Disse, contudo, que a ONU está em discussões com estes dois países e vários outros para assumir a liderança na força.

Poderá assistir à entrevista completa com Bob Rae a partir das 17h00, hora haitiana, na sexta-feira 16 de Dezembro, em todas as nossas plataformas: Roku, AmazonFireTV, Facebook, e YouTube. Também estará disponível nos nossos websites zoomhaitinews.com e caribbeantelevisionnetwork.com

Pages