Os imigrantes ilegais podem agora licenciar-se gratuitamente em seis faculdades comunitárias em Massachusetts.
A notícia foi anunciada na semana passada por funcionários da cidade em várias cidades de Massachusetts.
Ao abrigo do programa, as propinas escolares podem ser financiadas até três anos para os residentes de Massachusetts.
Para além das propinas, o programa também oferece cerca de 250 dólares por semestre para cobrir o custo de livros, transporte e outras despesas. Este montante é ainda mais elevado para “estudantes com um saldo pendente numa instituição parceira que os impede de voltar a matricular-se nessa instituição”, de acordo com uma declaração das autoridades municipais. Eles podem beneficiar de até $2500 em taxas relacionadas.
As seis faculdades comunitárias envolvidas são: Benjamin Franklin Cummings Institute of Technology, Bunker Hill Community College, Massasoit Community College, MassBay Community College, Roxbury Community College e Urban College of Boston, diz o comunicado.
Os estudantes não precisarão de preencher o formulário de Pedido Gratuito de Ajuda Federal aos Estudantes (FAFSA) exigido aos cidadãos americanos e residentes permanentes legais, disse o comunicado emitido na semana passada pela cidade de Boston.
Através deste programa, os residentes de Massachusetts de qualquer idade podem obter um diploma de associado ou um certificado de curto prazo em qualquer uma das instituições acima referidas. No entanto, os estudantes já inscritos numa das instituições não serão elegíveis para este novo programa, que é uma das promessas da campanha da Presidente da Câmara de Boston, Michelle Wu.
“O custo não deve ser uma barreira ao ensino superior”, escreveu Michelle Wu, num tweet, na quarta-feira. O programa “continuará a ajudar mais residentes a pagar, assistir e completar a sua educação”, acrescentou a primeira mulher eleita presidente da câmara de Boston.
Costs should not be a barrier to higher education. Boston’s Tuition-Free Community College (TFCC) Plan, including our new pilot partnership with @MassArt, will continue to help more residents afford, attend & complete college.
Learn more & apply: https://t.co/xS1kckUXw5 pic.twitter.com/kgmtKpAUbU
— Mayor Michelle Wu 吳弭 (@MayorWu) April 5, 2023
A representante do 7º distrito de Massachusetts também saudou a implementação do programa.
“A expansão do programa universitário comunitário gratuito de Boston ajudará a remover barreiras económicas ao ensino superior”, disse Ayanna Pressley. “Estou orgulhosa por ter assegurado este financiamento federal para ajudar os estudantes a obter um diploma universitário e ajudar a resolver a crise da acessibilidade dos estudantes”, acrescentou ela.
Expanding Boston’s free community college program will help remove economic barriers to higher education.
I am proud to have secured this federal funding to support students pursuing a college degree & help address the college affordability crisis.https://t.co/0YBJPoqlwW
— Congresswoman Ayanna Pressley (@RepPressley) April 3, 2023
As faculdades comunitárias são tipicamente ligações às universidades. Oferecem programas de licenciatura associados durante um período de dois anos ou mais. Os estudantes que desejam obter o seu diploma de licenciatura são frequentemente transferidos para universidades por mais dois anos ou mais.
Com um grau de associado, os estudantes podem obter um emprego decente em grandes empresas.
Os custos dos programas de associado nas faculdades comunitárias são relativamente elevados. Antes da introdução do programa de ensino gratuito, um estudante teria de pagar uma média de 700 dólares por curso por semestre.
Para obter um diploma de associado, um estudante tem de completar mais de 20 cursos ou 60 créditos.
Para aqueles que já tenham iniciado um programa de ensino superior, podem ainda candidatar-se a uma transferência para cursos já concluídos.
Quanto aos imigrantes (legais ou ilegais), devem fornecer uma avaliação dos seus cursos e/ou graus académicos se quiserem obter equivalência para alguns dos cursos concluídos fora dos Estados Unidos.