fbpx

Dois empregados do SOGEBANK detidos por alegado envolvimento no desvio de fundos

CTN News

Dois empregados do SOGEBANK, uma importante instituição bancária haitiana, foram detidos pelo Gabinete de Assuntos Financeiros e Económicos (BAFE/ DCPJ) da Direcção Central da Polícia Judiciária na quinta-feira, 4 de Maio de 2023, por alegado roubo, cumplicidade em roubo, associação criminosa e desvio de fundos. As duas mulheres, Catheline Barochin, directora de operações do banco, e Saint Paul Daphkar, supervisor de caixa, são suspeitas de terem desviado um montante estimado em 132.000 dólares americanos, na sequência de queixas de vários clientes do banco.

As detenções foram efectuadas no âmbito de uma investigação em curso pelo DCPJ sobre a alegada fraude financeira. Os investigadores estão à procura de outros possíveis cúmplices que possam ter deixado os seus postos antes do início da investigação.
Catheline Barochin e Saint Paul Daphkar encontram-se actualmente sob custódia policial e aguardam as necessárias acções judiciais. O SOGEBANK, por seu lado, ainda não se pronunciou publicamente sobre o caso. É importante notar que o roubo e o desvio de fundos são crimes graves que podem resultar em penas de prisão e multas substanciais para os envolvidos. As autoridades policiais e judiciais estão determinadas a fazer cumprir a lei e a proteger os interesses dos cidadãos e das empresas contra todas as formas de criminalidade financeira.