fbpx

Diplomacia: Nicole Theriot nomeada nova Encarregada de Negócios dos EUA no Haiti

Emmanuel Paul
Emmanuel Paul - Journalist/ Storyteller

O nome do substituto de Kenneth Merten à frente da Embaixada dos EUA no Haiti é agora conhecido. Nicole Theriot foi nomeada Encarregada de Negócios a.i. até que um novo embaixador seja nomeado permanentemente.

A notícia foi confirmada por um porta-voz do Departamento de Estado numa conversa por e-mail com o ZoomHaitiNews.

“A Embaixada em Port-au-Prince será habilmente dirigida pelo Encarregado de Negócios, a.i. Nicole Theriot. Agradecemos ao Embaixador Merten pelo seu serviço ao povo americano durante o seu mandato como Encarregado de Negócios na Embaixada em Port-au-Prince”, disse o porta-voz, acrescentando que o Embaixador Merten “passou agora para a sua próxima missão no Departamento de Estado. A rotação do pessoal de rotina faz parte do processo de afectação do Departamento de Estado.  ”

Por enquanto, a Casa Branca está a trabalhar para nomear um novo embaixador no Haiti, de acordo com um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano que afirmou estar “ansioso pela nomeação de um embaixador dos EUA no Haiti. ”

Antes da sua nomeação como Encarregada de Negócios a.i., Nicole Theriot foi Vice-Chefe de Missão na Embaixada dos EUA em Port-au-Prince desde 21 de Julho de 2000. Ela foi também Directora de Imigração e Segurança de Vistos no Conselho de Segurança Nacional dos EUA no Gabinete Executivo do Presidente de 2019 a 2020″, de acordo com uma declaração do Departamento de Estado.

Nomeado encarregado de negócios a 21 de Outubro de 2022, Kenneth Merten terá passado pouco mais de seis meses nesta posição.

De fontes próximas do Departamento de Estado, ZHN e CTN tomam conhecimento de que a substituição do Embaixador Merten faz parte de uma mudança na política dos EUA no Haiti.

No final da sua missão, Kenneth Merten, durante um encontro com jornalistas haitianos a 11 de Abril, expressou o seu desapontamento pela persistência da crise política no Haiti, denunciando a irresponsabilidade dos líderes políticos haitianos. Estas declarações provocaram fortes reacções da classe política haitiana, em particular. Alguns políticos criticaram fortemente as observações do diplomata, dizendo que ele não está bem colocado para falar nestes termos, recordando o seu envolvimento no advento do regime PHTK, que é acusado de ter agravado a situação sócio-económica e política do país.