O grupo armado “G9 an fanmi e alye”, liderado pelo antigo agente da polícia Jimmy Chérisier, fez uma demonstração de força na tarde de segunda-feira, 10 de Outubro de 2022, no fundo de Delmas.
Armados com espingardas de assalto de diferentes calibres, os membros desta coligação marcharam pelas ruas, disparando armas automáticas à medida que passavam.
A aplicação da lei foi notória pela sua ausência no desfile do G9, que incluiu uma série de violadores da lei.
Bem antes da manifestação do G9 na tarde de segunda-feira, 10 de Outubro, vários milhares de pessoas estavam nas ruas da capital, particularmente em Delmas, para exigir a partida do governo de facto liderado por Ariel Henry. Os manifestantes foram espancados pela polícia que utilizou gás lacrimogéneo e munições vivas. O resultado foi uma morte e vários ferimentos.
Para alguns observadores, os agentes da polícia estão simplesmente a ultrapassar os seus limites, espancando os manifestantes que exigem que o seu direito constitucionalmente garantido seja respeitado. Embora raramente intervenham para evitar que bandos armados aterrorizem a população, estes observadores lamentaram ao ZoomHaitiNews.
Desde há várias semanas, o grupo G9 tem vindo a impedir a distribuição de combustível nas estações de serviço. Apesar de várias tentativas de uma operação conjunta do exército e da PNH, o combustível ainda não está a sair e os bandos armados continuam a controlar o terminal de Vareux.