O Primeiro-Ministro de facto Ariel Henri e o presidente eleito do Acordo de Montana, Fritz Alphonse Jean, reuniram-se ontem.
As discussões centraram-se na necessidade de encontrar um acordo para a crise o mais rapidamente possível.
Duas outras pessoas cujos nomes não foram revelados também participaram neste encontro que durou mais de duas horas, ZoomHaitiNews tomou conhecimento.
De fontes próximas da diplomacia americana, soubemos que o governo americano e outros parceiros internacionais aumentaram a pressão sobre Ariel Henri para encontrar um acordo o mais rapidamente possível. O Departamento de Estado norte-americano está alegadamente descontente com o desejo do Sr. Henri de liderar a transição por si próprio.
Para que haja uma lei eleitoral para a organização das próximas eleições, é necessário ter um presidente provisório, o Secretário de Estado Adjunto Brian Nichols, sugerido numa conferência de imprensa no mês passado. O graduado americano também alertou Ariel Henri contra qualquer ideia de se perpetuar no poder.
Soubemos também que o Dr. Ariel Henry decidiu finalmente abandonar o seu desejo inabalável de um governo de um só nível. No entanto, ele quer ser o presidente da transição a todo o custo.
Numa altura em que vários partidos e agrupamentos políticos estão a virar as costas ao primeiro-ministro haitiano, tendo em conta o acordo de 11 de Setembro, para não mencionar o facto de os apoiantes do Acordo de Montana terem acabado de interromper todos os contactos com ele para o diálogo, a situação política no país continua a ser cada vez mais improvável.


