fbpx

Casa Branca celebra a confirmação do Juiz Ketanji Brown Jackson ao Supremo Tribunal

Emmanuel Paul
Emmanuel Paul - Journalist/ Storyteller

24 horas depois de o Senado ter confirmado o Juiz Ketanji Brown Jackson ao Supremo Tribunal dos EUA, a Casa Branca está a celebrar uma “grande vitória”.

O novo juiz do mais alto tribunal da América foi recebido com grande fanfarra pelo Presidente e Vice-Presidente Joe Biden e Kamala Harris, respectivamente.

Foi uma oportunidade para o juiz do Tribunal de Recurso de Washington DC agradecer ao chefe de Estado americano e reiterar o seu amor pelo seu país e pela Constituição. No seu discurso, a Sra. Jackson referiu-se às decisões judiciais que tomou na última década, durante as quais afirmou ter feito tudo o que estava ao seu alcance para manter a sua independência e fazer “o melhor para permanecer na minha pista e alcançar um resultado consistente com a minha compreensão da lei e a obrigação de governar independentemente sem medo ou favor.

“Sinto-me humilde e honrada por continuar desta forma como Juiz Associado do Supremo Tribunal dos Estados Unidos a trabalhar com colegas brilhantes, apoiando e defendendo a Constituição e mantendo-me firme para o Estado de direito”, disse ela.

No seu discurso no relvado da Casa Branca, na sexta-feira, a famosa advogada levou tempo a dirigir-se às mulheres negras americanas: “Foram precisos 232 anos e 115 nomeações prévias para que uma mulher negra fosse escolhida para servir no Supremo Tribunal dos Estados Unidos. Mas fizemo-lo. Conseguimos. Todos nós. Todos o fizemos”, disse a Justiça de 51 anos.

Pela sua parte, o Chefe de Estado americano insistiu na natureza histórica da confirmação da Sra. Jackson.
“Este não é apenas um dia ensolarado, quero dizer que do fundo do meu coração. Isto vai brilhar tanto sol em tantas mulheres jovens, em tantas mulheres negras jovens”, disse Biden. “Vamos olhar para trás, não para mim, vamos olhar para trás e ver isto como um momento de verdadeira mudança na história americana”, martelou Joseph Robinette Biden.

A cerimónia foi iniciada pelo Vice Presidente Kamala Harris, que também sublinhou o significado histórico da confirmação do Juiz Jackson, que disse “irá responder a questões fundamentais sobre quem somos e em que tipo de país vivemos”.

A cerimónia contou com a presença de vários altos funcionários do governo dos EUA. Os membros da família do juiz do Tribunal de Recurso de Washington DC também participaram no evento.

A selecção de Ketanji Brown Jackson para o Supremo Tribunal dos EUA foi confirmada na quinta-feira pelo Senado dos EUA com 53 votos a favor e 47 contra.

Há menos de um ano, o ex-aluno da Universidade de Harvard foi confirmado pela câmara superior como juiz do Tribunal de Recurso dos EUA para o circuito de D.C. Antes deste cargo, serviu entre 2013 e 2021 como juíza distrital dos EUA. Foi também Vice-Presidente e Comissária da Sentença até 2014. Tem também uma rica carreira na advocacia privada, como advogada criminal. Ela será a primeira e única juíza do Supremo Tribunal de Justiça a ter esta especialização.