Brasil: Uma greve de um dia por motoristas de autocarro em São Paulo

CTN News

A paragem de trabalho de 24 horas dos condutores de autocarros em São Paulo, Brasil, teve lugar na terça-feira, 14 de Junho de 2022, como planeado. A greve tinha como objectivo denunciar a recusa de conceder um aumento salarial de 12,47% aos condutores da SPTrans, com início em Outubro próximo.

Os resultados desta paragem de trabalho

13 empresas que operam em 713 linhas com um total de 6500 autocarros que deveriam transportar 1,5 milhões de passageiros de manhã estavam totalmente paralisadas enquanto 11 empresas para 487 linhas e 5.314 autocarros operavam normalmente.

A greve colocou uma tensão sobre muitos funcionários públicos e trabalhadores que não puderam chegar ao trabalho na terça-feira. Os empregadores já estão a começar a queixar-se.

Numa conferência de imprensa, o presidente da câmara da cidade Ricardo Nunes disse que a greve foi abusiva porque os grevistas não respeitaram a ordem judicial que exigia um diálogo contínuo entre as partes. Como resultado, o sindicato é punido com uma multa diária de 50.000 BRL (Real Brasileiro).

O presidente da câmara anunciou também que seria realizada uma reunião de emergência para resolver a situação o mais rapidamente possível. Os utilizadores de autocarros estão a sofrer e os empregadores já estão a queixar-se.

Pages