fbpx

Apreensão de armas em Port-de-Paix: Robinson Pierre Louis preso

CTN News

O gabinete de assuntos financeiros e económicos da Direcção Central da Polícia Judiciária (DCPJ) procedeu esta sexta-feira, 22 de Julho de 2022, à detenção do Secretário-Geral da Ordem dos Advogados de Port-au-Prince, Sr. Robinson Pierre Louis, no contexto da apreensão de um grande carregamento de armas e munições na alfândega de Port-de-Paix a 1 de Julho de 2022.

Robinson Pierre Louis foi preso por ter participado na libertação ilegal de duas pessoas que tinham sido presas pelo seu envolvimento no tráfico de armas e munições.

Depois do comissário governamental de Port-de-Paix, Sr. Michelet Virgile, que executou ele próprio a ordem de libertação, Robinson Pierre Louis é o segundo advogado a ser preso neste caso.

Segundo uma fonte próxima do caso, Robinson Pierre Louis é membro do gabinete do Ministro da Justiça, Berto Dorcé. Embora alguns relatórios sugiram que os dois alegados traficantes foram libertados por ordem do Secretário-Geral da Ordem dos Advogados de Port-au-Prince.

Outro executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Fritz Aubourg, é activamente procurado pelo DCPJ, que está determinado a restabelecer a verdade sobre a apreensão de 120.000 munições em 157 caixas, três pistolas de mão (duas pistolas de 9mm e um revólver de 38 calibres), 30 carregadores e 20 caixas de espingarda Ak-47, bem como 3.890 dólares americanos e 814.343 gourdes, da alfândega de Port-de-Paix.
Estes materiais foram descobertos a bordo do navio Miss Lili, que os tinha transportado a partir da Florida (EUA).

Deve recordar-se que a polícia também emitiu três avisos de busca contra os alegados traficantes de armas e munições chamados Marie Guirlène Estimable, Wilfrid Estimable e Eddy Lafrance, que foram libertados algumas horas após a apreensão deste carregamento de armas e munições.

Pages