fbpx

“Acusada de Violar Leis de Financiamento de Campanha”, a Congressista Americana de Origem Haitiana Sheila Cherfilus-McCormick está Sob Investigação do Comitê de Ética da Câmara

Emmanuel Paul
Emmanuel Paul - Journalist/ Storyteller

O Comitê de Ética da Câmara anuncia a abertura de uma investigação sobre a congressista americana de origem haitiana, Sheila Cherfilus-McCormick, acusada de violar as leis de financiamento de campanha.

A representante do 20º distrito da Flórida também é acusada de “não apresentar os formulários de divulgação necessários no ano passado” enquanto participava das eleições especiais de 2022 para ocupar o assento do falecido Alcee L. Hastings (D-Fla.). Ela foi posteriormente reeleita para um mandato completo.

A notícia foi divulgada pelo The Washington Post, que compartilhou a votação unânime do Comitê de Ética da Câmara para criar um subcomitê que investigará alegações de que a congressista de origem haitiana “pode ter violado as leis e regulamentações de financiamento de campanha em relação à sua eleição especial de 2022 e/ou suas campanhas de reeleição em 2022; deixado de divulgar corretamente as informações necessárias nas declarações que deveriam ser apresentadas à Câmara; e/ou aceitado serviços voluntários para trabalho oficial de uma pessoa não empregada em seu escritório congressional”.

O comitê não forneceu informações específicas sobre as acusações contra a Sra. Cherfilus-McCormick.

Em uma declaração divulgada há alguns dias, o secretário de imprensa da representante do 20º distrito tenta acalmar as preocupações. “O simples fato de estabelecer um subcomitê de investigação não indica, por si só, que ocorreu alguma violação”, disse Jonathan Levin, acrescentando que “de qualquer forma, a congressista leva esses assuntos a sério e está trabalhando para resolvê-los”.

Antes de ser eleita para o Congresso dos EUA, Sheila Cherfilus-McCormick era uma empreendedora de sucesso e CEO de uma empresa de cuidados de saúde.

Segundo o The Washington Post, citando o Sun Sentinel, Sheila Cherfilus-McCormick começou a financiar sua campanha com seus próprios recursos em 2021, durante as eleições especiais. Sua empresa recebeu mais de “8 milhões de dólares em contratos para fornecer vacinas contra o coronavírus a comunidades carentes”.

Cherfilus-McCormick começou emprestando milhões para sua campanha, chamando a atenção para a forma como a financiou, conforme relatado pelo The Washington Post. “Cherfilus-McCormick emprestou milhões para sua campanha e também relatou um aumento significativo em sua renda – saindo de 86.000 dólares em 2020 para 6,4 milhões de dólares em 2021”, citou o The Washington Post com base no Sun Sentinel.

Em 2021, Cherfilus-McCormick relatou 5,7 milhões de dólares em renda de seu negócio de cuidados de saúde.

O subcomitê que investiga o assunto é composto por quatro membros, 2 democratas e 2 republicanos: Andrew R. Garbarino (R-N.Y.), Chrissy Houlahan (D-Pa.), Cliff Bentz (R-Ore.) e Troy A. Carter (D-La.).

É importante notar que atualmente não há alegações credíveis de violações das leis de financiamento de campanhas. Também é comum que os candidatos iniciem suas campanhas com seus próprios fundos pessoais.

Eleita pela primeira vez em 2022 durante uma eleição especial, Sheila Cherfilus-McCormick seria posteriormente eleita nas eleições para um mandato completo. Ela representa o 20º distrito da Flórida, que inclui várias circunscrições predominantemente afro-americanas no oeste e centro do condado de Broward, parte do sudeste do condado de Palm Beach, incluindo North Lauderdale, Fort Lauderdale, Lauderhill, Lauderdale Lakes, Tamarac, Lake Park, Riviera Beach, Plantation e Dania Beach, além de várias partes de Pompano Beach e Sunrise.

Sheila Cherfilus-McCormick é membro do Caucus Haitiano no Congresso e uma defensora fervorosa da comunidade haitiana na Câmara dos Representantes.

Fonte: The Washington Post

https://www.washingtonpost.com/politics/2023/12/27/sheila-cherfilus-mccormick-ethics-investigation/