fbpx

A-Z techno plus consulting opta por reforçar a resiliência das comunidades aos riscos climáticos

CTN News

Consciente da extrema vulnerabilidade do Haiti aos riscos naturais devido à degradação ambiental e à falta de controlo do espaço rural e urbano, a firma A-Z techno plus organizou, esta sexta-feira, 22 de Julho de 2022, um fórum sobre resiliência ambiental e responsabilidade multisectorial em colaboração com agências técnicas locais e departamentais (ATLD).

Os membros da firma A-Z techno Plus reuniram-se esta sexta-feira, 22 de Julho, no Hotel La Cretonne na cidade de Les Cayes para discutir com representantes das comunidades da região do Grand Sud sobre a resiliência ambiental e estratégias que devem ser adoptadas para reduzir o risco de catástrofes em benefício das populações e comunidades vulneráveis da região.

Foram realizadas discussões com personalidades, incluindo o chefe de um programa de resiliência no sul, Abel Joseph, e organizações especializadas nesta área, bem como instituições estatais como a Expertise France, PAGODE e a direcção departamental Grand’Anse do Tribunal Superior de Contas e Conflitos Administrativos (CSCCA), que analisou ponto por ponto os mecanismos que deveriam ajudar a reforçar a resiliência ambiental através da criação de um sistema de alerta, coordenação dos esforços de socorro, e sensibilização da população. E para melhor coordenar as respostas às catástrofes, os membros das autoridades locais devem ter métodos apropriados na sua bagagem, argumentaram os oradores, explicando os fundamentos para a realização deste fórum.

Os participantes neste encontro sobre resiliência ambiental atribuíram grande importância ao facto de ter ocorrido na cidade de Les Cayes, que foi atingida por um terramoto em Agosto de 2021 que matou mais de 1.000 pessoas e feriu quase 5.700, deixando milhares de desalojados no sudoeste do país.
Este grande fórum organizado por A-Z Techno Plus é necessário para apoiar as autoridades locais do sul, Grand’Anse e Nippes para que possam enfrentar os perigos e contrariar ou limitar os efeitos antes que estes ocorram.

Para além desta actividade apoiada pelo Ministério da Economia e Finanças, Vaero Distribuição e CDTAP e Universidade Politécnica, os gestores da empresa A-Z techno Plus Consulting entregaram sacos escolares à agência técnica departamental local (ATLD) algumas semanas antes do início do ano lectivo previsto para 5 de Setembro de 2022. Uma igreja local está também entre os beneficiários.