fbpx

A bancada haitiana no Congresso dos EUA apela para uma mudança na política dos EUA em relação ao Haiti

CTN News

A bancada haitiana no Congresso dos EUA acredita que já é hora de os EUA mudarem sua política em relação ao Haiti.  Insta o Presidente Joe Biden a abster-se de apoiar o Primeiro Ministro de facto Ariel Henri.
Para os membros do caucus Ariel Henry não demonstrou sua capacidade de trabalhar para a melhoria da situação no Haiti.  “Empurramos incansavelmente para uma mudança real na política dos EUA em relação ao Haiti, encorajando a administração Biden-Harris a retirar seu apoio ao líder de fato Ariel Henry, e apoiando coletivamente caminhos construtivos para um governo democraticamente eleito no Haiti, apoiado pelo povo haitiano”, os membros do caucus escreveram em uma declaração enviada à ZoomHaitiNews por ocasião de seu primeiro aniversário, em 18 de maio.

O caucus também reiterou seu compromisso de continuar trabalhando para melhorar as condições de vida dos haitianos, tanto no Haiti como na diáspora.

“Diante dos crescentes desafios de segurança, econômicos e políticos no Haiti, nós nos comprometemos novamente a melhorar a política americana em relação ao Haiti e continuamos comprometidos em melhorar a situação desta pequena nação insular”, escreveu Andy Levin (9º Distrito de Michigan), Yvette D. Clarke (9º Distrito de Nova Iorque), Ayanna Pressley (7º Distrito de Massachusetts) e Val Demings (10º Distrito da Flórida).

Os parlamentares aproveitaram a oportunidade para rever as atividades do caucus desde seu início. No ano passado, estabelecemos nossa agenda, monitoramos os esforços para restaurar a democracia no Haiti, lideramos os esforços para enviar vacinas COVID-19 ao Haiti e pedimos estabilidade, segurança e democracia após o assassinato do Presidente Jovenel Moïse, incluindo uma investigação transparente e independente sobre o ato”, disseram, acrescentando que “organizamos eventos e eventos para aumentar a consciência da importância da democracia no Haiti”. … eles tinham organizado eventos para fazer ouvir a voz da comunidade haitiana…, trabalharam para garantir a segurança dos missionários sequestrados, exigiram com sucesso a re-designação do Haiti para o Status de Proteção Temporária (TPS) e a renovação do Programa de Reunificação Familiar Haitiana (HFRP), e pediram a suspensão imediata das deportações dos requerentes de asilo haitianos que têm contribuído para o aprofundamento da crise. ”

Para o segundo ano de existência do caucus, seus co-fundadores pretendem concentrar seus esforços na “COVID-19 e na violência de gangues, restaurando oportunidades, trabalhando para acabar com a escassez crônica de alimentos, combustível e medicamentos, e assegurando que as condições sejam suficientemente estáveis para um verdadeiro ressurgimento democrático”.

O Haitian Caucus foi formado em 18 de maio de 2021, por iniciativa do congressista do Nono Distrito de Michigan, Andy Levin, que é um dos mais fortes defensores dos haitianos no Congresso dos EUA. Embora ele não representasse um distrito com uma grande comunidade haitiana, o graduado em direito da Universidade de Harvard abraçou a causa do Haiti. Fluente em crioulo, ele fez várias viagens ao Haiti e escreveu uma de suas teses de mestrado sobre o Haiti.

Os outros membros do caucus representam os passeios com uma forte comunidade haitiana. Estes incluem Yvette D. Clarke que representa o 9º distrito de Nova Iorque, Val Demings, o 11º distrito da Flórida, e Ayanna Pressley, o 7º distrito de Massachusetts.

Pages