fbpx

A Associação Cultural para a Emancipação Social do Haiti (ACESH) lança a primeira edição de “SINEMA TOUPATOU NAN LEKÒL

CTN News

A Associação Cultural para a Emancipação Social do Haiti (ACESH) lançou a primeira edição do “SINEMA TOUPATOU NAN LEKOL” no dia 7 de Dezembro na cidade de Jacmel. Este programa, que se baseia no tema: “Salvar o ambiente”, terminará a 14 de Dezembro de 2022.

Como parte desta actividade, foram exibidos filmes documentários em várias escolas da cidade de Alcibiade Pommayrac. O objectivo é sensibilizar a população, através da 7ª Arte, para os problemas relacionados com o ambiente e também os problemas sócio-políticos que o Haiti está a atravessar.
O cinema é um dos meios mais poderosos de transmitir uma mensagem ambiental e pode ser um excelente meio de sensibilização para a transição ecológica da sociedade, sublinha a ACESH.

Três dias de exibição de filmes tiveram lugar sob a liderança do produtor Junior Jovin nos dias 7, 8 e 9 de Dezembro de 2022. A primeira foi na escola nacional NECODE em K-Dougé, na presença de professores e de mais de cinquenta alunos. Esta projecção foi realizada com um pequeno filme intitulado “LAVI NAN TAN DIKTATI” com o objectivo de manter e enriquecer a memória do público do período ditatorial do regime de Duvalier que o país viveu.

O segundo dia de exibições teve lugar a 8 de Dezembro na escola de música Dessaix Baptiste, na presença de estudantes do Collège Saint-Paul, com o objectivo de sensibilizar para as questões ambientais no Haiti. Um pequeno filme intitulado
“LANMÈ PEYIZAN” foi mostrado. E na sexta-feira 9 de Dezembro, na presença de mais de uma centena de crianças em idade escolar, uma curta-metragem intitulada “NOU TOUT KOUPAB” foi exibida durante o terceiro dia do programa “SINEMA TOUPATOU Nan lekol” no Centro I.O.A. em Morne Ogé. “KISKEYA à AYITI KOTE PYE BWA NOU PASE” foi projectado na escola Frères-Unis em Morne Ogé, na presença de cerca de trinta crianças da escola.

As protecções terão lugar em várias outras escolas da cidade até 14 de Dezembro, como parte deste programa “SINEMA toupatou nan lekòl”, graças ao apoio financeiro do meu FOKAL. Através desta iniciativa, a ACESH pretende também colocar o trabalho dos haitianos na indústria cinematográfica no centro das atenções.
Esta actividade é liderada por uma equipa técnica dinâmica composta pelo produtor executivo Junior Jovin, o projeccionista Jean Michel Cayo, Pierre Richard Labastille
responsável pelo sistema de som, Marie-Vesta, Delegada Departamental da ACESH e Gestora de Comunicação para o projecto.

Marie Vesta Desameau