fbpx

35 pessoas, incluindo 15 haitianos, foram repatriadas após tentativa de chegar ilegalmente a Porto Rico

CTN News

A Guarda Costeira dos EUA em San Juan informou na sexta-feira que tinha devolvido 35 das 39 pessoas de várias nacionalidades que tentaram chegar ilegalmente a Porto Rico entre 18 e 23 de Maio.
Como a agência pormenorizou numa declaração, 15 haitianos, 12 usbeques e oito dominicanos foram devolvidos após terem sido detidos pelas autoridades perto do Canal Mona, na zona ocidental de Porto Rico.

A primeira intervenção, a 18 de Maio, teve lugar quando o Cortador da Guarda Costeira Joseph Tezanos interveio numa embarcação de 25 pés (8 metros) de comprimento, depois de ter sido avistada por um avião da Alfândega e Protecção de Fronteiras (CBP) a 11 milhas náuticas a noroeste de Aguadilla (noroeste).

18 pessoas viajavam no barco ilegal: 12 uzbeques e 6 dominicanos.

Dos 18 imigrantes indocumentados, quatro foram entregues ao CBP na quarta-feira, na base Ramey em Aguadilla, para tentarem reentrar em Porto Rico.

A segunda operação teve lugar na passada segunda-feira, quando o Guarda Costeira Cutter Donald Horsley interceptou um barco de 26 pés de comprimento, também visto por um avião CBP, a cerca de 10 milhas náuticas a sul de Isla de Mona, um ilhéu entre Porto Rico e a República Dominicana.
Neste navio, 21 pessoas tentavam chegar ilegalmente a Porto Rico, incluindo 15 haitianos e 6 dominicanos.

Estas intervenções foram realizadas através de um esforço de equipa entre agências locais e federais e o Caribbean Border Interagency Group.

Ducasse Mackendy