fbpx

189 haitianos capturados no sábado num veleiro em Mole Saint Nicolas pela Guarda Costeira dos EUA

Emmanuel Paul
Emmanuel Paul - Journalist/ Storyteller

A Guarda Costeira dos EUA diz ter interceptado 189 migrantes haitianos que tentavam entrar nos Estados Unidos. Foram capturados a cerca de 30 quilómetros de Mole St. Nicolas, no Departamento do Noroeste, num veleiro.
A notícia foi noticiada pela primeira vez pelo jornal Miami Herald.
Os migrantes haitianos arriscaram as suas vidas em condições meteorológicas muito perigosas. O veleiro utilizado não tem a capacidade de transportar tantas pessoas, lamentaram as autoridades norte-americanas. “O guarda costeira William Flores e Tahoma resgatou 189 haitianos de um navio de carga sobrecarregado em condições meteorológicas severas a cerca de 20 milhas do Cabo Du Mole [São Nicolau, Haiti]. Iremos mantê-lo informado assim que tivermos mais informações,” disse o serviço marítimo dos EUA numa mensagem na sua conta do Twitter no sábado.

Há menos de uma semana, 150 cidadãos haitianos foram presos no Sul da Florida. Tinham desembarcado num bairro rico em Key West, Florida.  No início de Março, a 6 de Março de 2022, 356 migrantes haitianos foram detidos num barco que encalhou ao largo da Ocean Reff. Isto perfaz um total de 695 haitianos que tentaram entrar nos Estados Unidos de barco e que foram presos e regressaram ao Haiti apenas em Março.
A situação socioeconómica no Haiti está a deteriorar-se. A isto junta-se também a insegurança que está em pleno andamento. Como resultado, cada vez mais haitianos estão a tentar fugir do país.